PRAÇAS E ÁREAS VERDES DE SALVADOR: CONSERVAÇÃO E VALORIZAÇÃO.

Gilcilene Almeida 

Salvador constitui de várias praças que possuem determinado valor histórico e cultural, atualmente algumas dessas encontram-se estragadas, desprezadas e completamente impossibilitadas de qualquer utilização, desta forma necessitando de revitalização e conservação por parte dos usuários e dos órgãos competentes de modo geral, uma vez que são importantes na contribuição para preservação de um ar puro.
A circulação de ar nas cidades é essencial para facilitar a respiração que todo ser humano necessita. De forma geral, as velocidades médias do vento são muito menores ao nível da rua. As condições de maior estagnação do ar são normalmente encontradas em áreas com elevada densidade de prédios com alturas uniformes.
A Praça da Sé, a Rua Chile, a Praça Castro Alves, o Passeio Público e o Comércio são áreas que fazem parte da Identidade Cultural de Salvador, com grande valor referencial e tem passado por um processo de degradação.
As praças além de serem pontos turísticos da cidade, buscam-se ser um espaço público de múltiplas funções, com equipamentos que proporciona atividades diversificadas para os diversos públicos. Edificam-se áreas de lazer para uso adulto e infantil, assim como anfiteatros, buscando revitalizar o ambiente para atividades culturais.
Voltando à questão das áreas verdes da cidade, nota-se que existe deficiência em comparação ao número de habitantes e visitantes que normalmente transitam pela cidade, desta forma a falta de área verde dificulta a respiração agradável das pessoas e a devastação da poluição que se encontra no ar.
O Partido Verde Estadual, afirma que a ventilação no espaço urbano é de grande importância para reduzir os efeitos das emissões de contaminantes. Por esse motivo a ventilação deve ser sempre considerada nos parâmetros edilícios e fazer parte de planos de gestão da qualidade do ar. Distanciamento entre prédios, construções que considerem os ventos, assim como a arborização de ruas, constituem alguns critérios que devem estar presentes no planejamento urbano.

About these ads

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: