INCLUSÃO DIGITAL SERÁ PARA TODOS?

                                                                                              Gilcilene Almeida

 Todo cidadão tem o direito à informação. No Brasil e particularmente na Bahia, as iniciativas de inclusão digital já se fazem presentes, configurando um contexto social e político significativo e relevante.

A Inclusão Digital é um conceito que engloba as novas tecnologias da informação, comunicação e educação, possibilitando a construção de uma cidadania criativa e empreendedora. Inclusão Digital sendo um meio para promover a melhoria da qualidade de vida, garantir maior liberdade social, gerar conhecimento e troca de informações, visa oferecer oportunidades para todos terem acesso ao uso das tecnologias de informação e comunicação, independente de classe social ou localização geográfica, é importante também para as pessoas serem informadas de como utilizar-se dessa tecnologia beneficamente.

A inclusão de sujeitos na área de informática é importante não só no que diz respeito a softwares e hardwares, mas também na inclusão de debates; palestras; seminários; enfim, projetos que possibilitem aos cidadãos construir, na medida do possível, concepções “críticas” a respeito da tecnologia.

A inserção do indivíduo na sociedade digital, mediante a capacidade de utilizar, interagir e interpretar as diversas mídias usualmente utilizadas pela informática torna-se imprescindível nos dias atuais.

Democratizar o acesso às tecnologias da informação e comunicação é alfabetizar digitalmente, proporcionando (ou ampliando) o contato da maioria das pessoas com as novas ferramentas da chamada “Era da Informação”. 

A CIPÓ – Comunicação Interativa é uma organização não governamental, sem fins lucrativos, fundada em 1999, em Salvador, Bahia – funciona como um laboratório pedagógico, onde são criadas, testadas e sistematizadas metodologias inovadoras, que utilizam as tecnologias da comunicação para promover ações de educação e mobilização social. Os programas sócios educativos promovidos pela CIPÒ têm como ponto de partida a Educação pela Comunicação, metodologia de ensino-aprendizagem em que o educando participa ativamente da produção de peças de comunicação que, uma vez disseminadas, geram novos processos de educação e/ou mobilização social.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: